Uma coisa que todos temem, é reiniciar o PC . Isso pode levar apenas alguns minutos, mais para quem tem pressa parece que é uma eternidade...
. Por isso, elaboramos esse tópico para que seu computador inicialize mais rápido!
Se você pesquisar na Internet sobre como melhorar o tempo de inicialização do Windows, certamente encontrará vários programas milagrosos e dicas que pouco ajudam.
Remova alguns programas da inicialização.
Certamente esta é a maneira mais eficaz de melhorar o tempo de inicialização do seu computador. A maioria dos programas, quando instalados, se configura automaticamente para iniciar junto ao sistema. Isso geralmente melhora o desempenho do programa, mas deixa o seu computador vários segundos mais demorado para inicializar.
Você pode configurar a inicialização dos programas indo em ( menu iniciar> digite "msconfig" e aperte enter.) na pequena janela que se abrir, vá em "Inicialização De Programas" configure os programas que você quer que inicie com o windows, ( Atenção! Lucas Production adverte, retire apenas os programas DESNECESSARIOS, programas como "Vprotect, Adobe, Anti-virus, Java , Sistema Operaciona microsoft ₢" NÃO DEVEM SER DESMARCADOS!)
Atrase a inicialização de serviços
Paralelamente aos programas, o Windows também carrega vários serviços na inicialização do sistema -- você pode vê-los na guia “Serviços” da mesma janela. Esses serviços são componentes do Windows e outros programas, e geralmente assumem uma importância maior dentro do sistema. Entretanto, dependendo do perfil de usuário e dos componentes do seu computador, nem todos são necessários.
Para abrir o gerenciador de serviços do Windows, digite “services.msc” (no menu "Executar" em Iniciar, se você usar o XP), e abra o primeiro resultado. Agora você poderá ver todos os serviços ativados, a descrição de cada um deles, e desativar o que for desnecessário.
Por exemplo: se seu computador possui um único usuário, você não precisa do serviço “Logon secundário”. Para desativá-lo, basta clicar duas vezes sobre ele e selecionar a opção “Desativado” em “Tipo de inicialização”. Além disso, é possível atrasar alguns serviços com um grau de importância menor, ou configurá-lo como “Manual” - neste caso, ele só será iniciado se for realmente necessário.
Modifique o menu de dual boot
Se em seu computador houver mais de uma edição do Windows instalada, em dual boot, um menu perguntando qual versão do sistema você deseja iniciar deverá aparecer logo após a tela da BIOS. Por padrão ela vem configurada para iniciar a última instalação do Windows, mas pode demorar até 30 segundos se você não pressionar Enter.
Novamente no menu Iniciar, digite “msconfig” e abra o primeira resultado. Na guia “Inicialização do Sistema” é possível alterar algumas configurações. Você pode definir o sistema operacional padrão que será iniciado em caso de indecisão, e diminuir o tempo de espera do menu. Para isso, selecione a versão do Windows desejada e clique em “Definir como padrão”, e modifique o tempo “Tempo limite” (o mínimo é 3 segundos).
Desative hardware não utilizado
Um computador é composto por diversas peças de hardware - placa de vídeo, rede, som, dentre muitas outras. Em alguns casos, algumas peças podem ser duplicadas - por exemplo, se a sua placa mãe já possuía um vídeo onboard (integrada) e você comprou uma placa de vídeo nova, mais potente. Se você não estiver utilizando as duas peças de hardware semelhantes, é possível desativar uma delas.
Para isso, abra o “Painel de Controle” e busque por “gerenciador de dispositivos” (sem aspas). No “Gerenciador de Dispositivos”, expanda a categoria, clique com o botão direito do mouse sobre o hardware desejado e clique em “Desativar”. Em um notebook, por exemplo, se você só utiliza a internet wireless, pode desativar a placa de rede. Só não se esqueça de habilitá-la mais tarde caso precise utilizar a internet cabeada.
Mantenha o seu antivírus sempre atualizado
O antivírus geralmente faz o efeito contrário das dicas acima - adiciona mais uma entrada a lista de programas e serviços que são iniciados com o sistema. Felizmente, os antivírus (e a capacidade de processamento dos computadores) evoluíram bastante nos últimos anos, ou seja, eles já não representam tanto peso assim. Além disso, o antivírus é uma importante ferramenta na luta contra malwares, que são responsáveis por travamentos e muita demora na inicialização do sistema (já que eles ocupam mais tempo e processamento do seu computador, quando instalados em seu computador). Portanto, esta é uma medida preventiva e à favor da segurança.
Remova fontes desnecessárias
Além de programas e serviços, o Windows também carrega as fontes na inicialização do sistema. Se você tem o Microsoft Office instalado, é provável que seu computador tenha cerca de 200 fontes instaladas. Mas você usa todas elas? Se a resposta for não, vale a pena desativar algumas fontes.
Para isso, acesse o diretório de fontes do Windows pesquisando por “Fontes” (sem aspas) no “Painel de Controle”. Por fim, selecione as fontes que você não usa e clique em “Ocultar”. As fontes continuarão instaladas, mas não serão carregadas junto com o Windows e nem estarão disponíveis para ser utilizadas no Office e outros programas. Se algum dia você precisar das fontes desabilitadas, basta voltar ao diretório de fontes e ativá-las.
Configure um IP estático
Por padrão, o Windows vem configurado para detectar automaticamente o endereço de IP da rede da sua casa. Mas ao inicializar o computador, é claro que o sistema vai acabar gastando mais alguns preciosos segundos para fazer isso. É possível, no entanto, configurar um IP estático (definitivo) e acabar com esse problema - além de facilitar o gerenciamento da sua rede, já que cada computador terá um endereço de IP fixo.
Para isso, no “Painel de Controle” do Windows 7, pesquise por “conexões de rede” (sem aspas) e clique em “Exibir conexão de redes”. Acesse as propriedades da sua conexão, selecione “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e clique no botão “Propriedades”. Por fim, defina um endereço de IP e clique em “OK”. Certifique-se de não usar o mesmo IP nas outras máquinas da sua rede (para variar o IP entre as máquinas, deixe uma delas com o IP 192.168.1.101, outra com 192.168.1.102, 103, 104,...)
Essas foram algumas dicas que demos a você , para que não sofra com a inicialização demorada. =D
Postado por Lucas
O que Achou dessa postagem?Postado por Lucas
Ótima!</> Boa</> +ou-</> Péssimo!</>
0 Opiniões:
Postar um comentário
Escreva-nos! =D