18.10.13

Duvidas da internet:~ Significado de WWW, HTTP e HTML

Posted AS 08:43 Em
Em nosso dia-a-dia na internet vemos varias siglas e abreviações, mas será que sabemos o que significa? nesse artigo irei explicar : O que é e a história da siglas: WWW, HTTP, e HTML



O que é: www?
WWW é a sigla para World Wide Web, que significa "rede de alcance mundial", em português. O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.
A Web funciona através de três parâmetros:  a URL, que especifica o endereço único que cada página vai receber, e é como ela vai ser encontrada quando os usuários digitarem, HTTP, que é o navegador e servidor enviam informações; e HTML que é um método de codificar a informação da internet, para ser exibida de diversas maneiras.
História da sigla: WWW
As idéias começaram a partir de 1980, mas a proposta mais formal surgiu a partir de 1990, com Berners-Lee, que procurou construir ferramentas que deveriam acessar o sistema, o navegador, o servidor e as primeiras paginas da WWW. Em agosto de 1991, aconteceu efetivamente a publicação na Internet deste serviço.
O que é: HTTP?
HTTP é sigla de HyperText Transfer Protocol que em português significa "Protocolo de Transferência de Hipertexto". É um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente naWorld Wide Web (Internet).
O HTTP é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.
Para que a transferência de dados na Internet seja realizada, o protocolo HTTP necessita estar agregado a outros dois protocolos de rede: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol). Esses dois últimos protocolos formam o modelo TCP/IP, necessário para a conexão entre computadores clientes-servidores.
História da sigla: HTTP
O HyperText Transfer Protocol é um protocolo de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na World Wide Web. Ele surgiu da necessidade de distribuir informações pela Internet e para que essa distribuição fosse possível foi necessário criar uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores da Web e entendida por todos os computadores ligados à Internet. Com isso, o protocolo HTTP passou a ser utilizado para a comunicação entre computadores na Internet e a especificar como seriam realizadas as transações entre clientes e servidores, através do uso de regras básicas.

O que é: HTML?


HTML a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web.
Os elementos são definidos através de tags (etiquetas ou marcações), que funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.
Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto.
História da sigla: HTML
Tim Berners-Lee (físico britânico) criou o HTML original (e outros protocolos associados como o HTTP) em uma estação NeXTcube usando o ambiente de desenvolvimento NeXTSTEP. Na época a linguagem não era uma especificação, mas uma coleção de ferramentas para resolver um problema de Tim: a comunicação e disseminação das pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. Sua solução, combinada com a então emergente internet pública (que tornaria-se a Internet) ganhou atenção mundial.
As primeiras versões do HTML foram definidas com regras sintáticas flexíveis, o que ajudou aqueles sem familiaridade com a publicação na Web. Através do tempo, a utilização de ferramentas para autoria de HTML aumentou, assim como a tendência em tornar a sintaxe cada vez mais rígida. Apesar disso, por questões históricas (retrocompatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que estão longe de ser um código HTML válido.
_____________________________________________________________________
No site do nosso parceiro 1001Documentários há um documentário ( sééério??) que fala sobre a nossa querida internet. clique AQUI para assistir!

E ai gostaram? Então curta ai em cima e compartilhe com seus amigos!
Curta nossa page clicando AQUI
Pots by: Lucas M

0 Opiniões:

Postar um comentário

Escreva-nos! =D